Homem também faz dieta


19/12/2012


NATAL SUSTENTÁVEL

 

O fim do ano chegou e o clima natalino já está por toda parte. Por isso, a CGA separou algumas dicas para quem deseja aproveitar essa época da melhor forma possível, seguindo os 5 R´s da sustentabilidade.

·     Repensar: avalie a sua real necessidade de consumo. Busque evitar os desperdícios. O Natal é uma época de muitas compras e fartas ceias. Planeje antes e compre somente os alimentos que forem realmente ser consumidos. Tente controlar o impulso consumista. Planeje suas compras e estabeleça um limite de gastos. Faça listas de presentes, enfeites, alimentos.

·     Reduzir: nas festas de fim de ano, o consumo energético costuma aumentar. Restrinja as luzes à árvore de Natal, e dê preferência para lâmpadas de baixo consumo. Não esqueça, também, de apagá-las antes de dormir. Os outros ambientes podem ganhar uma iluminação com velas ecológicas feitas com ceras vegetais derivadas de palma, girassol, soja e arroz (alternativa à parafina, derivada do petróleo). Economize também água e trabalho deixando bacias cheias de água e um pouco de detergente biodegradável ao lado da pia. Coloque copos em uma bacia, talheres em outra. Será muito mais rápido e fácil lavá-los. Afinal, não desperdiçar pode ser o maior presente de natal para o meio ambiente.

·     Recusar produtos não sustentáveis, que degradem o meio ambiente. Recuse embalagens que não sejam reutilizáveis, na hora de comprar seu presente. E aproveite para, antes da festa, discutir e divulgar esta ideia com quem for participar. Outra dica importante é a escolha de pratos e copos de porcelana e vidro, além de guardanapos de pano, que podem ser lavados e reutilizados. Evite os descartáveis, que viram lixo.

·     Reciclar:  Junte todo o óleo de cozinha utilizado na preparação dos alimentos. Depois de frio, coloque esse óleo em uma garrafa pet e leve para reciclagem. Se jogá-lo no ralo, você contribui para a poluição dos rios. Separe para a coleta seletiva os materiais recicláveis, como garrafas PET e latas de alumínio. Se não der para reutilizar a embalagem do presente que ganhou, faça a separação. Num monte, junte os papéis. Em outro, coloque os plásticos. Num terceiro, deixe o que for vidro e o que for metal. Depois, encaminhe estes materiais para quem recicla.

·     Reutilizar: ao ganhar um presente, não rasge o pacote. Abra cuidadosamente e separe a embalagem. Procure reutilizá-la. Um papel pode servir para encapar um livro ou como embalagem para outros presentes.  Reaproveite os enfeites de Natal antigos e, na compra de novos, prefira os artesanais ou feitos de materiais recicláveis. Valorize uma cooperativa de artesanato, adquirindo um presépio artesanal, com peças de cerâmica, madeira, tecido, fibras, etc...

Escrito por Carlos às 18h03
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]
 

Perfil



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, SAO PEDRO DA ALDEIA, Homem, de 36 a 45 anos, Portuguese, English, Música, Cinema e vídeo

Histórico